5 Dicas para o bolo NÃO murchar!

postbolo1

 

Um dos posts mais vistos do blog é o Como desenformar bolo, tanto é que ele nem sai da lista dos “Mais acessados” na barra lateral. Quando vi essas dicas, logo pensei que poderia ser de ajuda para mais pessoas que estão à procura de fazer bolos perfeitos.

1 – Use ovos na temperatura ambiente, pois incorporam mais ar, e favorece a estrutura dos bolos.

2 – CUIDADO COM A TEMPERATURA DO FORNO: Se o bolo for colocado para assar em forno muito quente, a massa cresce rapidamente, mas sem formar a estrutura adequada que dará sustentação a ele. Já um forno em temperatura muito baixa não permite o crescimento da massa, que tende a solar ou não crescer. Respeite a temperatura ideal para cada massa e sempre preaqueça o forno por pelo menos 10 minutos.

3 – A assadeira precisa ter o tamanho adequado para a quantidade de massa. Uma forma pequena demais concentra a massa e faz o bolo crescer rapidamente mas sem estar totalmente assado, assim a tendência é que murche.

4 – Mudanças bruscas de tempetatura colaboram para que o bolo abaixe. Evite abrir o forno até a primeira metada do cozimento. Depois de assado o ideal é mantê-lo dentro no forno apagado, com a porta semiaberta, para esfriar devagar, ou colocá-lo sobre o fogão, coberto com papel-alumínio ou pano limpo e seco.

5 – Os ingredientes devem ser incorporados de maneira delicada para manter a aeração adequada. Ao colocar um bolo na forma alise a superfície, para que se espalhe por igual e cresça uniformemente.

Nada de chorar mais pelos bolos murchos!

Fonte: Revista Nestlé e Você/setembro 2013

 

 

34 comments / Add your comment below

  1. Fico muito triste quando faço cupcakes e todos saem murchos. :'( Eu não abro antes do tempo, uso ovos em temperatura ambiente.. mas não sei o que acontece. Será que é porque uso farinha de trigo com fermento? De qualquer forma, vou ficar mais atenta. Obrigada pelas dicas!! l

  2. adorei a dica pois os meus bolos murcham,mas não vou desistir até conseguir que eles fiquem fofinhos e não murchem.

  3. adorei as dicas, sofro quando meu bolo tá lindo, achando que vou rechear 3 camadas, e aí o danado murcha, ninguém merece!

  4. acabei de desforma um e murchou tirei quente do fogo eu acho e bati com ovos gelado agora vou seguir sua dica e postarei se der certo bj

  5. ÓTIMA DIK… VOU TENTAR FAZER COM Q MEUS BOLOS FIQUEM MAIS “COMIVEIS”
    FIQ COM JEOVÁ …..BJIM Da #SU

  6. Meu bolo tem um misterio ele crece muito pouco e fica c a massa gostosa eu coloco uma colher de fermento para uma receita ja tentei colocar mais ai fica c gosto de fermento fica horrivel mas gostaria de fazer um bolo que ficasse grande e fofo por favor me ajude no niver da esposa quero fazer o bolo dela kkk.

  7. hoje mesmo fiz um bolo de chocolate so espero que não murche pois ultimamente todos que faço esta ficando solado. efico muito triste. Obrigado pelas dicas ok

  8. eu acabei de fazer um bolo de laranja, estava a coisa mais linda, 20 minutos depois voltei lá , já estava igual um chapéu velho, todo murcho

  9. Ola amigos da cozinha.
    A minha familia ja me colocou como “boleiro oficial” depois desse segredinho que eu estou utilizando, meus bolos nunca mais solaram.
    kkk
    Vim compartilhar uma tecnica que uso.
    Faço bolo de liquidificador e o fermento é o ultimo ingrediente que utilizo, o segredo é antes dissolver o fermento em meio copo de leite e esperar ele criar aconsistencia de chantilly e bato no final a massa manualmente depois acrescento o fermento, mas somente mecho para que ele se una a massa, pois se bater novamente ele perde a consistencia. quando estiver totalmente misturado eu despejo na forma ja untanda com farinha e manteiga e coloco no forno.
    meus bolos demoram por volta de 40 minutos para ficar bom, mas eu ja programo no relogio 30minutos para ver se o bolo cresceu (nao abro a tampa do forno apenas acendo a luz nele para verificar como o bolo esta), depois quando vejo que ele ja esta bom apago o fogo e abro uma fresta da espessura de um dedo do forno e deixo um pano pra assim ele aos poucos eliminar a temperatura interna e depois de + ou – 10minutos eu abro o forno por completo e… voalaaa bolo lindao e fofissimo.
    😉
    quem quiser testa… comigo deu certo até hoje.

  10. Olá Andre!

    Que dica super bacana! Muito obrigada por compartilhar com a gente 🙂 Sei que vai ajudar muitos.

    Obrigada pela visita e comentário.
    Até mais.

  11. ola meu nome e Ana gostei das dicas e o q eu estava precisando vamos ver se de agora em diante meus bolos nao solam e nem murchem bjs

  12. Quando faço os que compro no supermercado,eles ficam lindo, + quando pego alguma receita mesmo seguindo a risca ele cresce em seguida “murcha”, fico tão triste. Vou seguir as dicas que foi dita ai nos comentários obrigada a todos ,e espero que dê certo.

  13. Oi Ismael!

    Quando utilizamos a farinha de trigo com fermento não precisamos mais adicionar mais qualquer tipo de ingrediente como o bicarbonato e o fermento normal.

    Obrigada pela visita e comentário!

  14. Fico impressionada o mesmo ingredientes a mesma receita da minha irmã fica ótimo e o meu murcha eu hein! Vaai ENTENDER kkkk
    Ela diz que tenho que ir na universal kkkkkk

  15. ola,meus bolos não entendo meu deus por que ele fica bonito enquanto assa quando tiro do forno…uma derrota to comersando a achar que e o forno pos tinha outo fogão e meus bolos saiam maravilhosos depos que comprei um fogão novo murcha tudo e solam

Deixe uma resposta