O que levar em conta ao comprar e preservar produtos congelados

Comprar alguns produtos congelados são ótimos pela praticidade. Os mercados estão com os corredores de congelados cada vez maiores.

Mas não é por que é congelado que você não deve tomar cuidado…pelo contrário, o cuidado precisa ser tomado, afinal, o produto pode fazer mal a sua saúde.

Separei algumas dicas bem legais para você que tem o hábito de comprar produtos congelados.

  • Se já vai ao mercado com intenção de comprar congelados, talvez seja melhor levar uma bolsa térmica. Ainda mais no verão e se o mercado que você frequenta é mais longe da sua casa. Assim o produto não começa a descongelar logo no transporte
  • No mercado, deixe para pegar por último os congelados/frios.
  • Sempre verifique a temperatura dos expositores/freezers. O ideal é que estejam com a temperatura de 12°C a 18° negativos. Alimentos condicionados a uma temperatura mais alta que essas têm seu prazo de validade mais curto. Qualquer coisa, comunique algum funcionário do mercado.
  • Veja a validade do produto e dê sempre preferência aos que tem a data de fabricação/embalagem perto da data da sua compra.
  • Procure pegar os produtos que estiverem na parte inferior no congelador/freezer. Na parte de cima a temperatura oscila demais e isso pode prejudicar a qualidade do produto.
  • Não compre produtos com excesso de água na embalagem ou já vencidos (mesmo congelados)

Outros cuidados que devemos ter é com o descogelamento e contaminação cruzada. Sobre isso já falei no blog AQUI e AQUI

Fonte: Idec e Portal do Consumidor

 

Deixe uma resposta