O que aprendi com o armário cápsula

Posso resumir assim:

  • aprendi o que realmente eu gosto;
  • a comprar consciente e não por ~muito~ impulso;
  • e ter um guarda roupas menos bagunçado.

Geralmente, o armário cápsula é associado àquelas pessoas que compram muito e têm o armário abarrotado. Esse não era necessariamente meu problema.

Posso dizer que meu problema era: eu não sabia escolher roupa pra mim.

Mas o que é armário cápsula?

É você escolher um número x de peças de roupas para passar cada estação do ano, ou então cada 3 meses, enfim. Como o próprio nome diz – “cápsula”, significa que esse número x não pode ser muito grande. Se não me engano, a ideia original é ter cerca de 37 peças para cada estação, que não incluem roupas de academia, pijamas, meias e etc e sim aquelas roupas que usa pra trabalhar e sair.

Pra mim, a questão não é o número de roupas. Tem gente que vive perfeitamente com menos de 37 e tem outras que precisam de mais. Se apegar estritamento a um número pode te desanimar. A questão é você escolher e se organizar para usar e combinar aquelas roupas que escolheu. Eu não contei quantas peças tenho no meu armário.

Já reparou que você tem aquela peça do coração e por mais que tenha outras, sempre acaba usando as mesmas? A ideia é amar todas que escolher para passar a temporada. Assim, até na pressa, a primeira peça que pegar para usar, você se sentirá bem.

“Quando acabar uma estação, preciso escolher e comprar roupas totalmente diferentes?” De jeito nenhum! Aproveite as que já tem e compre uma ou outra para compor um look diferente, assim também não enjoa de tudo. A outra proposta do armário cápsula é justamente a compra consciente. Use as roupas ano passado sem culpa!

Como foi o armário cápsula pra mim:

Eu não saía descontrolada comprando roupas e sapatos. Na verdade, não acho uma coisa super legal ir comprar. Ficar pulando de loja em loja olhando e experimentando para mim chega ser cansativo e chato. Faria tudo pela internet mesmo, se fosse possível rs. O problema é que eu não era muito objetiva e quando saía de casa ficava facilmente viajando e tentada a comprar alguma coisa que não tinha nada a ver comigo.

Hoje saiu de casa com o que eu quero na cabeça. Se não achar, ok, volto sem nada. Coisa que eu não fazia muito, parece que eu tinha a obrigação de sair com alguma sacola do shopping e esse pensamento me levava a comprar qualquer coisa.

Não nego que às vezes bate aquela vontade de comprar e de realmente sair com alguma “sacolinha”, mas quando essa vontade bate, vou comprar alguma coisa básica (como camiseta branca/preta que eu sei que não tem erro).

Li bastante sobre o armário e tem um blog que me ajudou muito! Vou deixar o link AQUI

Então fiz o download de planilhas para o planejamento do armário cápsula, montei pasta no Pinterest e fui arrumar o guarda roupa. Tirei muita coisa e desapeguei sem dó. Depois fui fazer compras e o resultado foi que só comprei algumas camisetas básicas. Tinha mais itens na lista, mas como não achei , não comprei.

Eu estou me dando super bem com o conceito. Tenho que me planejar para fazer as compras  para o outono/inverno, mas percebi que tenho me virado muito bem com as roupas do ano passado e  isso me deixou muito feliz! Tudo bem repetir as roupas do passado 😉 Assim, vou mais consciente ainda fazer compras.

Outro ponto, como mencionei, foi a organização do armário. Ok, ele fica bagunçado às vezes, confesso, mas tá beeem melhor. Tudo que tá ali eu uso. Não perco muito tempo procurando o que quero para o dia, tá tudo ali, separado.

Se você já estava pensando em começar seu armário cápsula, ganhou hoje mais um incentivo! Começa o seu logo!

 

Deixe uma resposta